segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hey Arnold!

Bem, eu estou tentando elaborar um artigo sobre esse desenho, desde quando eu criei o Blog ,é isso já faz mais de um ano! Por que eu demorei tanto para falar do Hey Arnold?Simplesmente porque eu sou uma fã incondicional desse desenho...

Fiquei durante meses e meses elaborando textos, correndo atrás de informações, procurando vídeos escolhendo e melhor imagem e etc.Eu sei que isso pode parecer clichê, mas quem não teve aquele desenho, aquela série ou aquele brinquedo que marcou a sua infância?

Esse é o meu caso, o Hey Arnold foi o primeiro desenho que eu vi na minha Tv por assinatura, foi o desenho que me marcou a minha infância, é o desenho que eu tenho um grande carinho, então não se importem se o texto estiver um pouco “exagerado” ele foi feito pela fã numero 1 no Arnold rs :)

A História do Hey Arnold!

A história de Arnold começou no ano de 1988, quando Craig Bartlett moldara uma figura de massa de modela como uma cabeça muito grande que mais parecia uma bola de futebol americano.Ele o chamou de "Arnold", depois que tinha feito uma enorme lista de todos os possíveis nomes, juntamente com sua esposa Lisa Groening (para quem não sabe Lisa é irmã de Matt Groening o criador dos Simpson), decidiram dar nome de Arnold, que na verdade era o nome de um tio de Lisa.

Dentro dos próximos dois anos Craig criou três filmes Claymation (é uma técnica de animação baseada em modelos de massinha ou material similar.) com a personagem Arnold eram eles: The Arnold Waltz, Arnold Escapes from Church e Arnold Riem a Chair.Que foi apresentado como um curta-metragem em alguns episódios da Sesame Street (Vila Sésamo).

Em 1991 Hey Arnold apareceu em algumas tiras de quadrinhos na famosa revista “Simpson Illustrated”, Já em 1993 Craig conseguiu o interesse da Nickelodeon em seu personagem,
Craig então criou o piloto titulado de “24 horas para viver”, que teve sua estréia em 7 outubro de 1996. Durante os anos seguintes Nickelodeon fechou contrato com Craig  solicitado mais episódios.

A Serie:

(Texto tirado do site Abacaxiatomico.com.br,com modificações)
Arnold é um menino de 9 anos, bastante inteligente que vive numa pensão com seus avós. Os pais de Arnold,uma médica e um arqueólogo desapareceram enquanto realizavam uma missão humanitária na Américado Sul.

Apesar de estar sempre pronto para ajudar seus amigos, através de conselhos, Arnold não é aquele típico personagem bonzinho, ele também possui dos seus defeitos. É capaz de cabular aulas para se divertir em um parque de diversões, pregar peças no primeiro de abril e tirar sarro da cara do professor novato junto com os demais alunos.

Seu melhor amigo é Gerald, que sempre o acompanha em suas grandes aventuras, Gerald um divertido coadjuvante, com suas tiradas sarcásticas e piadas constantes, ele também é o guardião das lendas urbanas do bairro.

Há também a nossa querida Helga, uma menina não muito feminina, que adora jogar baseball com os garotos de sua classe, muitas vezes Helga pode parecer cínica e prepotente, querendo comandar a sua turma da quarta serie e, freqüentemente tirando partido da sua melhor amiga, Phoebe. No entanto, Helga também tem o seu lado gentil, que se torna evidente principalmente quando ela está sozinha, Ela é altamente emotiva e, como tal,capacidade de compreender as emoções como amor e ódio.

Esta extremidade emocional é uma piada em toda a série, embora Helga seja vista como uma "garota durona" por seus colegas, ela é um posso se sensibilidade. Helga é extremamente inteligente alem de criar belíssimos poemas, ela é apaixona por Arnold, mas guarda esse seu segredo a sete chaves.

O avô de Arnold é uma figura, adora inventar lorotas e contar vantagens dos seus feitos de juventude. A avó é completamente maluca, vive fantasiando a realidade, esquecendo coisas. Os pensionistas são: Ernie, um anão irritado especialista em demolições; o Sr. Hyunh, um refugiado vietnamita que veio para os Estado Unidos em busca de sua filha, enviada para a América ainda bebê durante a guerra; e o casal Oskar e Suzie. Oskar nunca trabalhou na vida. Jogador compulsivo, ele vive às custas de sua pobre esposa Suzie.

Arnold foi um dos poucos desenhos infantis que nunca teve pudor de lidar com temas um pouco mais sérios e polêmicos como morte, guerra do Vietnã, velhice, casamentos fracassados, Segunda Guerra Mundial, pobreza, psicoterapia, e outros.

E apesar de seu anticonvencionalismo, Hey Arnold não beira ao bizarro, pois seu criador e realizadores tratam com respeito suas personagens, mesmo as mais esquisitas. Além disso, as situações são mostradas de um modo tão natural que não causam choque ou estranhamento nos telespectadores.

Aliás, outra grande qualidade da série é um certo equilíbrio que ela mantém entre um realismo fantástico (especialmente nos episódios das lendas urbanas) e um certo naturalismo, quase como se um retrato da vida como ela é. Ou seja, sempre com um pezinho na fantasia e outro na realidade.

Hey Arnold O Filme

Em 1999 os planos para os filmes começaram a ser feitos. Primeiramente a idéia do era sobre a busca de Arnold seus pais desaparecidos na selva. Mas os responsáveis pela Nickelodeon preferiram a historia em que Arnold e seus amigos salvassem o bairro de uma empresas de construção.

Em 2002 Hey Arnold! O filme entrou em todos os cinemas. Mas as coisas não funcionam como, destinadas pela Nickelodeon o esperado sucesso não apareceu. A produção do filme tinha consumido três milhões de dólares e mais de 13 milhões de dólares haviam sido gastos com marketing. Além disso, a infeliz data de lançamento do filme em DVD foi 31 de dezembro de 2002 uma semana depois do Natal.

Apesar do desapontamento a Nickelodeon não abandonar totalmente a idéia de um segundo filme. Logo depois do filme ser lançado em DVD a Nickelodeon ofereceu a Craig Bartlett um contrato de dois anos sob a condição de que seu trabalho seria exclusivamente para o Nick no entanto, Craig já tinha assinado um contrato com a Cartoon Network para trabalhar em seu novos projetos. Infelizmente Craig trabalhou para Cartoon Network e os direitos em Hey Arnold! Ficaram com a Nickelodeon, de momento, o segundo filme titulado de “The Jungle Movie” foi colocado em espera.

Hey Arnold é exibido de segunda a sexta no bloco Band Kids e aos fins de semana no Nick Hits

Créditos da foto para Gabriel Araujo.


2 comentários:

O Postador disse...

Nossa, muito bom o texto e principalmente a iniciativa de dar valor a essa época boa da infãncia de muita gente (pelo menos da nossa idade)

Os anos 90 foram incriveis com seus desenhos, séries, música e tudo mais.

Hey Arnold é um desenhaço-aço-aço!

M. Graco disse...

Simplismente A-DO-REI o seu blog!!Todos os desenhos que eu assistia , fora as séries, estão aqui!!Foi muito legal rever e relembrar a infancia apesar de tê-la vivida não faz muito tempo( tenho 18 anos)Mas mesmo assim parece tão distante!!Fique fã mesmo do seu blog!!E adorei o video da Nick com os clássicos.
Beijão e parabéns
Obs.:Será que você lembra do fantasma escritor e do mundo de beckman, do pequeno scooby doo, e de um desenho que passava na Sbt de cachorrinhos que falavam?Será que você poderia falar sobre eles?