quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Rock and Roll e os anos 90



Como eu já tinha dito há um tempo atrás, eu não gosto muito de falar de gostos musicais no blog, o por quê?Porque cada um tem sua opinião, seu gosto e etc, essas conversas sempre acabam em discussão, por isso eu evito tocar nesse tema.

Pois bem, não tem como não falar do bom e velho Rock and Roll, pricipalmente das bandas da década de 90, fiz uma lista de algumas bandas que para mim foram importantes, que souberam fazer musica de verdade.


Alice In Chains
O Alice in Chains surgiu em meio ao movimento grunge que despontou em Seattle, nos Estados Unidos, no início da década de 90.A banda nasceu em 1987 trazendo letras depressivas, que muitas vezes falavam de morte, aliadas a um som pesado no melhor estilo Black Sabbath.

Em 1990, é lançado o álbum 'Facelift', que estourou em vendas com o hit 'Man in the Box', que se tornou um dos maiores sucessos da época. Os problemas com drogas do vocalista Layne Staley despertam desentendimentos.

Em 2002, Staley é encontrado morto no dia 5 de abril a mesma da morte de Kurt Cobain , o que leva os fãs do grunge a temer o fim do estilo. Três anos após o fim, o grupo se reúne novamente para um show em prol das vítimas do Tsunami na Ásia, contando com o vocalista Pat Lachman (Damageplan) e com as participações de Wes Scantlin, vocalista do Puddle of Mudd, e de Maynard James Keenan, da banda Tool.



Green Day
Batizada de Sweet Children pelos amigos Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt da cidade de Rodeo, nos Estados Unidos, a banda de punk rock californiana firmou-se como Green Day em 1989. Nesse mesmo ano, lançaram seu primeiro EP, que agradou em cheio o público jovem e fã de música alternativa. O álbum de estréia, 'Smoothed Out Slappy Hours', veio em 1990 por um selo independente. Após chamarem a atenção das grandes gravadoras, finalmente conseguem um contrato para lançar 'Dookie' em 1994.

No verão daquele ano, participaram do festival Woodstock, onde foram considerados um dos grandes destaques. Durante os anos seguintes, a banda se manteve entre as mais premiadas dos Estados Unidos e eventualmente se aventurou por um caminho mais pop. A agressividade e o sarcasmo que fizeram a banda famosa ensaiaram uma volta em 'American Idiot', de 2004, um enorme e surpreendente sucesso.

Red Hot Chili Peppers
O Red Hot Chili Peppers nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 1983. O nome foi idéia do baixista Flea. A criativa mistura de funk, heavy metal e pop da banda não trouxeram sucesso de imediato, com lançamento do primeiro disco do grupo em 1984. À medida que o som da banda foi amadurecendo o interesse do público por seu trabalho cresceu.

Com o terceiro disco, 'The Uplift Mofo Party Plan', de 1987, o Red Hot chegou pela primeira vez ao número um das paradas americanas. Durante a turnê promocional, sofreram um grande choque com a morte do guitarrista Hillel Slovak, vítima de overdose. Mas a banda se recompôs, e o sucesso seguiu pelos anos 90. Em 1992, levaram o prêmio Grammy de melhor desempenho de hard rock por 'Give it Away'. Chegaram a manter um break de quatro anos, mas voltaram à estrada com novas composições em 1995.

Pearl Jam
A mais consistente e duradoura banda do movimento grunge de Seattle, o Pearl Jam nasceu no final dos anos 80, formada por integrantes recém-saídos de outros grupos da região. Surfista e ex-integrante de uma banda de San Diego, o vocalista Eddie Vedder é a exceção.

O rock alternativo da banda, agressivo e engajado, foi um sucesso absoluto desde o lançamento de seu primeiro álbum, o que garante ao Pearl Jam o status de estrela do rock em todos os tempos. Em 1999, ao participar da coletânea 'Sem Fronteiras', em benefício das vítimas da guerra do Kosovo, gravaram a faixa de maior sucesso da banda, 'Last Kiss'. Em 2005, passaram pelo Brasil em uma bem sucedida turnê pela América Latina. O auto-intitulado álbum de 2006 chegou ao número dois na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.


Smashing Pumpkins
O Smashing Pumpkins é uma das muitas bandas que conseguiu atenção no vácuo aberto pelo Nirvana na década de 90. Mas, como poucas, mostrou força suficiente para ir além. O grupo até se irritava ao ser rotulado de grunge e com razão, já que seu som era bem mais complexo, conseguindo reunir o rock gótico e o velho psicodelismo, entre outras tantas influências. A banda nasceu em 1988 em Chicago (Illinois, Estados Unidos).

Naquela época Billy Corgan, eterno líder dos Pumpkins, ainda não tinha trocado seus ostensivos cabelos compridos pela careca do final da carreira. Seu primeiro lançamento viria em 1991.O topo da curva viria com 'Mellon Collie and The Infinite Sadness', de 1995, que vendeu 16 milhões de cópias pelo mundo. Mas brigas internas, problemas com drogas e síndromes depressivas do seu vocalista fizeram mal à banda, que anunciou seu fim logo após colocar seu último álbum para download gratuito na internet.

Radiohead
A banda de rock alternativo Radiohead foi formada em 1989, na cidade de Oxford, Inglaterra. Lançou 'Pablo Honey', seu álbum de estréia, em 1993 e pegou o mundo da música de surpresa com o hit 'Creep'. Por sorte, a pressão vinda com o sucesso instantâneo não prejudicou o Radiohead, que em 1995 lançou 'The Bends', um sucesso absoluto de público e crítica no Reino Unido e logo em todo o globo. Dois anos mais tarde, o grupo levou o prêmio Grammy de melhor álbum alternativo por 'OK Computer'.

O disco trazia uma notável evolução na sonoridade da banda, levemente influenciada pelo rock progressivo e música eletrônica. Atingiram o pico de popularidade entre o final da década de 90 e o ano de 2000, quando lançaram dois discos mais experimentais, 'Kid A', em 2000 e 'Amnesiac', em 2001.

O lançamento de 'Hail to the Thief', em 2003, causou certo desconforto, principalmente nos Estados Unidos, devido à suposição de que o título seria uma alusão ao resultado das eleições presidenciais de 2000 naquele país. Em 2005, o Radiohead participou com a faixa 'I Want None of This' da coletânea 'Help: A Day in the Life', em prol de instituições de caridade de países devastados por guerras no leste europeu.

Em 2007, o grupo rompeu com sua gravadora e surpreendeu com uma nova forma inovadora de lançamento. O novo disco"In Rainbows" foi lançado apenas no site da banda e os fãs podem pagar o quanto quiserem por ele.


Nirvana
Seattle, sempre foi conhecida no meio musical por ser a cidade natal de Jimmy Hendrix. Com o boom de bandas ocorrido a partir de meados dos anos 80, a cidade passou também a ser conhecida como grande seleiro do rock, especialmente pela tendência a um som mais alternativo. O Nirvana foi o primeiro grupo a se destacar neste cenário.

Liderado pelos vocais enraivecidos de Kurt Kobain e contando com um instrumental inovador, melódico (mas não menos enraivecido), o Nirvana foi um dos maiores sucessos jamais emigrados do underground. Até o visual 'grunge' das camisas de flanela e bermudas, utilizadas pela maioria dos integrantes das bandas de Seattle, acabou virando moda para fãs do mundo inteiro.

Após o casamento de Kurt com Courtney Love, com quem teve uma filha, problemas com drogas começaram a ameaçar o bom desempenho da banda. Os dois foram acusados pela mídia de serem consumidores de heroína e diversos shows acabaram cancelados, segundo Kurt devido a problemas estomacais crônicos. Em 1994, Kurt viria a se suicidar, e Nirvana chegou ao fim. No fim desse mesmo ano, foi lançado o 'MTV Unplugged', último projeto desenvolvido pela banda.



3 comentários:

Brasil Desnudo disse...

Olá Barbara!
Você Cita que não curte muito fazer comentários sobre gosto musical!
Gosto é uma peculiaridade de cada um...
Se todos fossem iguais, não haveriam a diversidade que vemos todos os dias.
Mas o mais importante é reepeitar a opinião alheia.
Por exemplo!
Eu passei por uma época bem diferente da sua, meu gosto por músicas se ampliou, mas na minha época, eu era um fã do Rock, mas existem aqueles que mesmo fora de époa ou da época em que vivemos, nos encanta até hoje, e muitos ainda vão encantar.

Mas bela matéria a sua.

Dê uma passada em meu blog e confira alguns vídeos musicais que postei. Tem vários estilos e comentários sobre os mesmos.
TALVES VC APRECIE...

ABRAÇOS

MARCIO RJ

Demonstro disse...

EO RAGE
Cade o RAGE
Põe o rage ai po

Unknown disse...

Como eu queria ter vivido essa década maravilhosa!!!