quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bananas de Pijamas (1992)



Em 1992 Helena Harris teve a ideia de criar o programa Bananas de Pijamas. A sua inspiração veio de uma canção infantil criada pelo compositor britânico Carey Blyton em 1967. Esse tipo de canção pode ser comparado com as famosas cantigas “Boi da Cara Preta” ou “Atirei o Pau no Gato”.  A canção fala sobre um número indeterminado de bananas vestidas com pijamas com listras em preto e branco. 

Essas bananas estariam brincando de perseguir ursinhos de pelúcia. A música era usada por diversos programas infantil e durante a canção eram exibidas imagens de várias bananas vestidas de pijamas. Aproveitando a brecha, uma marca de brinquedos começou a fabricar bananas de pijama que logo se tornaram um sucesso entre as crianças. Helena Harris vendo o sucesso dos bonecos de pelúcia se inspirou para criar os personagens B1 e B2.

Os protagonistas são duas bananas antropomórficas chamadas de B1 e B2, os outros personagens são Três Ursos (Amy, Lulu e Morgan), o Rato de Boné e um passarinho preto e mudo chamado Maggie (só apareceu em 3 episódios). 

As bananas, os ursos, o Rato de Boné e a Maggie vivem na mesma vizinhança na Avenida dos Agrados. Tanto as Bananas quanto os ursos, o Senhor Rato e a Maggie foi interpretada por atores com trajes semelhantes aos Teletubbies. O programa fez um grande sucesso no Brasil quando foi exibida na Nickelodeon e SBT entre 1997 e 2001.



VÍDEO:

 

Nenhum comentário: